domingo, 4 de setembro de 2011

Entrevista Publicada No Leitora Manauara

Posted by Maribell On 14:38 1 comment

1. Quem é a Maribell?

Uma carioca tímida, romântica, cheia de sonhos e que um dia ousou transformar um deles em realidade, o lançamento de seu primeiro livro. Na vida pessoal, costumo brincar dizendo que como não fumo, não bebo, não uso drogas e sou monogâmica, basicamente sou muito chata, rsrs…
2. Como é o seu dia-a-dia?
Acho que bem normal, cuidando da casa, filho e família.
3. Que relação você tem com os livros?Qual a importância na sua vida?
Livros! Nossa! Acho que tenho 3 grandes vícios em minha vida, Coca Zero, Halls preto e livros, mas não necessariamente nessa ordem, rsrs… Falando sério, posso afirmar com segurança que sou uma leitora obssessiva-compulsiva desde criança, do tipo que quando não tinha mais nada em casa pra ler, lia dicionários, enciclopédia e bula de remédio. Ler pra mim faz tão parte da minha natureza, como o ato de respirar.
4. Qual seu livro e autor favorito?
Meu livro favorito é E O Vento Levou, simplesmente arrebatador, trama e personagens perfeitos.
Autor favorito, Fernando Pessoa. Leio seus textos diariamente com fervor quase religioso.
5. Como se tornou autora? Em que momento decidiu tomar esse passo e escrever um livro?
Eu me tornei autora? Caramba! Racionalmente sei que sim, mas emocionalmente ainda estou assimilando essa nova realidade. Prefiro me considerar uma aprendiz, fico mais confortável pensando assim, porque simplesmente ainda tenho tanto a aprender.
Não sei se posso dizer que decidi escrever um livro, ou decidi me tornar escritora, acho que foi o inverso, as palavras me escolheram.
No início não foi um ato consciente, foi muito intuitivo. Eu tinha uma história montada na minha cabeça há muito tempo, mas como sou tímida guardava só pra mim. Então um dia navegando na internet, descobri que existiam sites em que se podia expor histórias sem compromisso e resolvi arriscar. Eu não conhecia ninguém, me identifiquei com um apelido e comecei a escrever e desenvolver a história, postando capítulos semanalmente. Aos poucos surgiram leitores, amigos e comentários. Principalmente novos grandes amigos, como você, que sempre fez parte dessa torcida, rsrs… As coisas foram acontecendo naturalmente, crescendo, aumentando e passado certo tempo, eu contava com quase 180 mil acessos e muitos pedidos para transformar o conto em livro. Foi durante esse período que surgiu uma pessoa que começou como leitora e se tornou amiga, parceira e hoje, minha agente literária, a Josy. Posso seguramente dizer que se não fosse por sua insistência e fé no projeto, Amor no Ninho não existiria.
6. Nos fale sobre o seu primeiro livro, Amor no Ninho.
Amor no Ninho conta a história da órfã Marina que vivia num orfanato em Londres. Ela é adotada ainda na infância por uma família inglesa muito legal e assim passa a ter novamente pais amorosos e ganha duas irmãs e um irmão, mais velhos. Mas nesse encontro algo inesperado acontece, Marina se apaixona a primeira vista por seu novo irmão, Daniel. A partir daí veremos o que acontecerá à medida que o tempo passa e eles crescem. Como autora sou suspeita em dizer, mas ouso afirmar que escrevi uma história que retrata emoções fortes, intensas e verdadeiras. E como diz o próprio título, fala sobre um sentimento que sinto que o mundo precisa mais do que nunca, o amor.
7. Possui outros projetos para o futuro?
Com certeza! A continuação de Amor no Ninho já está a caminho e mais outras coisinhas.
8. Que opinião você tem sobre o mercado nacional de literatura?
Em crescimento, mas de forma muito lenta. As grandes editoras investem de forma massiva no lançamento de literatura estrangeira ou em autores nacionais já conceituados, o espaço para o autor iniciante ainda é muito pequeno. A concorrência com os autores iniciantes nacionais é dura e massacrante. E pra complicar, livro no Brasil ainda é um artigo caro, motivo pelo qual cresce na internet de forma espantosa, “livros piratas digitais”, que são baixados aos milhões. Reflexo também de toda uma nova geração de brasileiros que curte muito ler. Para quem não tem como participar da inclusão digital, o que é uma maioria avassaladora, fica ainda mais complicado. Sinceramente, a indústria editorial brasileira teria que sofrer uma reformulação, com certeza não seria fácil, mas tenho esperança que esse movimento esteja começando.
9. Quando e onde será o lançamento do livro Amor no Ninho?
Dia 09 de Setembro de 2011 na Livraria Saraiva MegaStore New York City Center/RJ as 19:00
10. Cite uma frase ou poema que lhe represente neste momento?
“Então, ó livro, não hesites! Antes realiza teu destino.
Dá a eles o meu amor que vai depositado (queridos marinheiros, por vós eu deposito aqui o meu amor em cada folha);
Corre, meu livro! Espalha tuas velas brancas, minha ínfima nau, através das ondas imperiais.
Prossegue cantando, navega adiante, desentranha o azul infinito de mim, em cada mar,
Esta canção por todos os marinheiros e suas naus.”
Walt Whitman 

Maris, gostaria de lhe agradecer pela entrevista maravilhosa. Quem diria que uma querida fanfic de anos atrás, também responsável pela nossa amizade, nos levaria á este ponto?! Gostaria de falar que é uma honra ser sua amiga, e você sabe que é muuuuuito especial pra mim.
Como eu gostaria de poder estar no seu lançamento, porém a distância me impede. Que esta entrevista seja de alguma forma, a minha participação no seu lançamento. Que 
o seu caminho seja repleto de muito sucesso! Abraço amiga


" O amigo de verdade é amigo para sempre"
George Macdonald
-.-.-.-.-.-.-
Essa entrevista foi feita por Suelen, a entrevista foi postada no seu blog.

1 comentários:

Postar um comentário