quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha do livro no blog Silêncio Que Eu To Lendo

Posted by Maribell On 15:27 1 comment

Um Casal resolve adotar uma criança. Marina na época com 09 anos acaba de perder os pais que eram descentes de brasileiros, ela acaba indo parar em um orfanato para um ano depois ir parar na casa de um casal amoroso e caloroso que já tem três filhos, Maggie (14), Cate (13) e Daniel (11). Marina chega na casa para tomar o tomar o lugar de caçula de Daniel, mas também para acrescentar um pouco de energia na rotina da casa.

Nessa parte o livro me incomodou um pouco, achei que a forma como a Marina descreve os fatos para uma garota de 9 anos é um pouco adulta demais. Porque eu não vejo uma menininha de 9 anos que acabou de perder os pais, olhar para um menininho 3 anos mais velhos e achar que uma sementinha foi plantada. Mas essa característica vem rápida e desaparece rápido, pois o período de infância passa rápido e nem chega a incomodar tanto.

Depois o livro segue contando como Marina e Daniel cresceram juntos, a forma como ela olhava para ele, em como ele era protetor demais, o primeiro dia de aula da Marina e o Dan lidando com todos os gaviões que rondavam a área. Vou contar pra vocês que em alguns momentos rachei o bico de rir em outras vibrei, horas fiquei emburrada, horas não entendi ninguém. Mas isso provou o amadurecimento dos personagens.

Marina então começa a sofrer porque não é normal sentir-se apaixonada e fascinada pelo ser irmão mais velho. E nessa hora entra com força a personagem/melhor amiga da Mariana a Santhi, uma menina indiana, inteligente e com um humor ácido. E Santhi acaba bolando um plano para que Dan veja o que perdeu e que Marina arrume um pretendente. Os momentos em que Santhi aparece no livro ganham um destaque muito grande, com personagem secundária, ela foi muito bem trabalhada, de forma que ganhou o destaque certo nas horas certas. Outro personagem secundário que ganhou um destaque surpreendente bacana foi o Lance, melhor amigo de Dan, sabe aquele garoto petulante que enche o saco, mas é fortão, bonitão e impossível de se deixar abalar? É ele.

Mas aí tem um ponto que eu acho que devia ter sido um pouquinho mais trabalhado, em algumas partes do livro a narrativa muda de foco, horas temos a Marina narrando, horas Dan e surpreendentemente para meu prazer mor, Santhi e Lance; aí você me pergunta, mas se foi para o seu prazer porque tinha que ser melhor trabalhado? Porque as mudanças acontecem sem marcação, os narradores são tocados na maioria das vezes sem aviso, às vezes fiquei confusa. Mas também se deve levar em consideração que devorei o livro.

Dan se forma e vira ator, enquanto Mariana continua na escola e fazendo aulas de balé, além de botar em prática seu plano “mate o porco” e na noite da execução... O inevitável acontece Dan acaba perdendo as estribeiras e se declara para Marina. Depois de anos de conflitos internos os dois engatam um romance “proibido”.

O sucesso do livro para mim está na forma como a autora conduziu a história a partir desse ponto. Pois fiquei extremamente dividida entre o amor que nasceu puro e a questão moral de ficar em choque: Vocês são irmãos. Mas confesso que conforme o livro evolui ergui a bandeira e disse sim ao amor. É impossível não vibrar com o Dan se declarando, com suas loucuras e inconsequências.

Aí eu entrei em pane mais uma vez, a autora fez questão de me deixar em parafusos. Dan é um tanto inconsequente, mas é lindo sabe? Eu curti o momento, achei cada parte do casamento linda, as noites paradisíacas foram de suspirar. Mas internamente eu ficava: mas o que vocês fizeram... Não pensaram antes? Pois os abençoados casam escondidos. Vê se pode. É tudo um sonho, lindo, mas inconsequente.

E depois que eles voltam da viagem, casados e com uma profecia nas costas... Não vou contar o que acontece. Mas posso garantir que não consegui parar de ler. Sofri com eles, com o fato de terem que se encontrarem as escondidas, com o fato de eles magoarem os pais. Com o fato de Dan mais uma vez tornar as coisas estressantes por fazer a Mariana gemer em árabe (piada interna). Fiquei com os nervos a flor da pele. E no final? Em choque. E posso dizer? Espero que tenha mais e muito mais.

Agora gostaria de “defender” um ponto. Mas antes digo: TODO MUNDO TEM DIREITO A OPINIÃO PRÓPRIA. Não estou indo contra ninguém. Apenas defendendo uma coisa da qual não concordo. Li uma resenha onde o livro foi tachado de vulgar, por ter cenas de sexo e das inconseqüências de Dan. E gostaria de dar meu parecer! Eu sou mais aberta quando tratamos de livros com cenas quentes... por exemplo sou apaixonada por IAN. E quando li a história entre Mariana e Daniel, desculpe-me achei tudo menos vulgar! Daniel erra sim! Ao vou falar onde para não ter SPOILER Outra coisa que ODEIO , mas o amor deles, as cenas são tão carinhosas e românticas que não consigo enxergar nada além amor. Ponto de vista, né? Só não saiam por aí julgando o livro por apenas uma resenha, ok? Consultem outras opiniões.

Enfim... O que importa? É que esse está no meu TOP 10. Com plena certeza!
 
Por Clícia.
 

1 comentários:

Postar um comentário