quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha do livro no Foforks

Posted by Maribell On 15:35 2 comments

Mais uma obra nacional sendo apresentada aqui no site. Desta vez vou resenhar sobre Amor no Ninho da autora carioca Maribell Azevedo, uma publicação da Editora Baraúna.
Este livro aborda um dos temas mais polêmicos da sociedade: o amor entre irmãos. Após a morte de seus pais, Marina – neta de brasileiros com residência em Londres – é adotada por uma família inglesa. Como se sentir uma estranha no ninho não fosse o bastante, ela desenvolve instantaneamente um sentimento diferente por seu irmão de criação Daniel.
Viver sob o mesmo teto de alguém que você ama e não poder expressar seus sentimentos por conta do certo julgamento da sociedade, acaba sendo um desafio diário para Marina.
Com a adolescência, este amor se torna incontrolável e fica difícil de ser escondido. Quando que de súbito, Daniel se rebela e declara-se a Marina: ele também sempre foi apaixonado por ela. Começa então a jornada dos dois para viver este amor proibido.
Eu, sinceramente, nunca tinha lido nada parecido (apesar que na última temporda de Dexter e na novela A Vida da Gente o tema foi abordado) e foi o que despertou minha curiosidade.
Amor no Ninho é puro romance (que até enjoa) e tem tanto beijo e pegação que às vezes você se pergunta: mas qual é o foco da história mesmo? Durante o livro não tem nenhuma ação, é só a narração predominante de Marina (que lá pelo meio do livro se alterna com a do Daniel – que tem um jeito muito fofo de mostrar seu ponto de vista – e mais pro final na de Shanti e Lance, que são amigos do casal e desenvolvem uma pequena história paralela).
O livro te garante algumas risadas, apesar de alguns de seus diálogos serem infantilizados e algumas expressões serem meio forçadas. Suas 476 páginas (divididas em 22 capítulos) poderiam ser reduzidas se a história fosse enxugada (e com certeza não atrapalharia na transmissão da mensagem).
Um fato engraçado, é que desde o primeiro momento eu relacionei a figura de Daniel com a do Robert Pattinson. Pode ser pelo simples fato de ele ser inglês e eu gostar de encaixar segundo as descrições físicas das personagens de livros que estou lendo a atores que conheço/gosto. Depois que você ler, diga se concorda comigo.
Os dois apaixonados enfrentam a tudo e a todos – até mesmo seus pais – para viverem seu amor. E o fazem juntos, o que é bem bonito de se ver (ou de se ler, neste caso). O maior desafio a ser enfrentado por Marina e Daniel estão nas páginas finais do livro e já aviso que é algo de entristecer o coração.
Terminarei esta resenha com uma linda frase de Shakespeare (presente no livro assim como outras citações de autores famosos) que ilustra bem o amor dessas duas personagens e mostra que as barreiras existem para serem ultrapassadas. “Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadas das abelhas”.

Por Raquel Pinha do Foforks.